terça-feira, 14 de janeiro de 2014

6º dia de viagem: Atravessando a fronteira, bem vindo a San Martin de Los Andes.



Saímos de Pucón meio dia. Pagamos o hostel, trocamos nossos pesos chilenos por dólares e pegamos o ônibus para San Martin (compra na Igi Llaima mas viaja pela Pullman). Foram 4h de Viagem, com direito a lanche (um cookie de baunilha), até atravessarmos a fronteira e chegar na nossa primeira parada argentina.



Para atravessar a fronteira é preciso apresentar o papel entregue pela imigração chilena no avião para que a saída seja carimbada. Farei um post depois explicando melhor as exigências para o tráfego de pessoas entre os países que compõem o Mercosul.


A vista da fronteira do Chile para a Argentina é linda. Da janela da para se contemplar o vulcão Lanín super de perto.


                                                                       Vulcão Lanín


Chegamos em San Martin de tardezinha num domingo. Tinha muita gente na rua curtindo o sol nas praças ( a temperatura tava ótima) e os comércios estavam todos fechados.

Depois de rodar um pouquinho encontramos nosso hotel. Não ficamos em hostel pq não tínhamos encontrado nenhum com vaga para o período (6 e 7 de Outubro de 2013), mas no quarto do hotel  tinha cozinha, e só pra gente. Então foi muito bom, embora mais caro. O nome do hotel é Pequena Comarca e é bem aconchegante.

Precisávamos urgentemente trocar ou sacar dinheiro pq não tínhamos nenhum peso argentino em mãos e estávamos com fome, então imagina nossa tristeza quando descobrimos que estava faltando energia na cidade. Não tinha nada funcionando, nem o banco, nem casas de câmbio (imagino que é por isso que praticamente a cidade toda estava na rua.) 

O jeito foi conhecer a cidade e aproveitar o resto do sol (que se põe as 20h). O passeio foi ótimo, a cidade é linda e pequena, a maioria das casas são de madeira e tem uma atmosfera bem humana, diferente de Púcon que é linda mas muito turística. San Martin é como uma vila super charmosa e calorosa.









Só precisamos usar casaco a noite, o que foi muito bom comparado ao frio que pegamos em Pucón. Na praça principal haviam várias pessoas tomando sol, fazendo piquenique, brincando com crianças ou andando de bicicleta e skate, o que tornou a cidade mais linda aos  meus olhos, pois me senti participando do dia-a-dia dos habitantes.


Do lado da praça havia uma família vendendo café no seu trailer. O objetivo deles é chegar até o Alasca e a venda de café é o que eles fazem em cada cidade para se manter. Achei incrível a disposição de sair nessa empreitada. Deu muita vontade de ter um trailer também e sair por ai

                                        Não sei de onde começou a jornada, mas achei a iniciativa maravilhosa.

                               Kae curtindo um agradável dia de sol, só faltou sorrir na foto.

Ficamos um tempo na praça principal assistindo alguns rapazes fazendo manobras no skate e depois quando anoiteceu voltamos pro hotel. Esperamos no escuro até q a energia finalmente voltou e pudemos tirar dinheiro no banco e fazer compras.

O jantar foi devorado com muita felicidade, pois a fome é sempre o melhor tempero =P


GASTOS DO DIA: 06/10/2013
Hospedagem em Pucón: 48,600 pesos chilenos
Mercantil: 
Pão-21 pesos argentinos; 
Papel Film-8,37; 
queijo ralado-6,25; 
cebola-0,70; 
tomate-2,19;
pimentão-4,55; 
azeite-18,79; 
sal-1,75; 
2 molhos de tomate-15,70; 
2 caixas de ovos de 6 unidades- 15,10;
margarina- 5,89; macarrão- 5,25; 
alho- 9,44; 
1 bandejinha de bife chorizo- 30,62; 
2 cervejas- 12,99 cada + 4 do casco= 33,98; 
água 1.5 litros- 6,50 ; 
2 sucos de laranja- 1 de 8,95 e outro de 8,99. 



 TOTAL-204,02 pesos argentinos



*Não vou colocar a conversão dos valores em reais, pois devido a troca para dólar e as cotações diferentes que encontramos fica muito complicado fazer o cálculo certo. Em breve farei o balanço final da viajem em reais, baseado no quando levamos e no quanto sobrou.
 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário